Flamengo e Paris Saint-Germain se enfrentam nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), no Estádio Ahmad bin Ali, no Catar, em jogo válido pela final da Copa Intercontinental. A partida marca o reencontro entre Filipe Luís e Luis Enrique.
Ex-jogador com longa carreira no futebol europeu, Filipe Luís já enfrentou o atual treinador do PSG em dez ocasiões, todas no futebol espanhol e sempre com Luis Enrique à beira do campo. O antigo lateral do Atlético de Madrid leva a pior no retrospecto geral.
Filipe Luis enfrentou Luís Enrique no comando de duas equipes diferentes, Barcelona e Celta de Vigo. No total, foram dois empates, três vitórias do ex-lateral e cinco do técnico.
Apesar do registo negativo, o Atlético de Madrid de Filipe Luís regista uma vitória importante. Os colchoneros eliminou o Barcelona de Luis Enrique, que incluía Messi, Suárez e Neymar, nas quartas de final da Liga dos Campeões 2015/16.
Veja a retrospectiva de Filipe Luis (jogador) x Luis Enrique (treinador):
- Atlético de Madrid 1 x 2 Barcelona (LALIGA 2016/17)
- Barcelona 1 x 1 Atlético de Madrid (Copa del Rey 2016/17)
- Atlético de Madrid 1 x 2 Barcelona (Copa del Rey 2026/17)
- Barcelona 1 x 1 Atlético de Madrid (LALIGA 2016/17)
- Atlético de Madrid 2 x 0 Barcelona (Liga dos Campeões 2015/16)
- Barcelona 2 x 1 Atlético de Madrid (Liga dos Campeões 2015/16)
- Barcelona 2 x 1 Atlético de Madrid (LALIGA 2015/16)
- Atlético de Madrid 1 x 2 Barcelona (LALIGA 2015/16)
- Celta de Vigo 0 x 2 Atlético de Madrid (LALIGA 2013/14)
- Atlético de Madrid 2 x 1 Celta de Vigo (LALIGA 2013/14)
Luis Enrique já enlouqueceu com a sola de Filipe Luis em Messi
Em entrevista antes da final frente ao PSG, Filipe Luís relembrou os confrontos e “discussões” que teve com Luis Enrique durante a passagem pelo Atlético de Madrid. O técnico do Flamengo ainda mencionou uma expulsão que enlouqueceu o ex-técnico do Barcelona.
“É verdade que nos enfrentamos, até tivemos algumas discussões dentro de campo, fui expulso contra o Barcelona e o Messi dele, mas hoje, do outro lado, admiro-o cada vez mais. Sei a dificuldade, o quão difícil é esse trabalho aqui, conseguir o que ele conquistou, tem que ser muito diferente”, disse Filipe Luís.
Na temporada 2015/16, Filipe Luís foi titular na partida contra o Barcelona, pela 22ª rodada da LALIGA. Aos 44 minutos do primeiro tempo, com a equipe catalã vencendo a partida por 2 a 1, o Ex-lateral acertou Messi com sola no joelho do argentino.
A jogada aconteceu em frente ao banco do Barça. Luis Enrique, na entrada do campo, reclamou intensamente pedindo a expulsão do brasileiro que recebeu cartão vermelho direto. O Atleti terminaria a partida com dois jogadores a menos, já que Diego Godín foi expulso no segundo tempo.
“Eu já tinha acertado umas cinco vezes nele (Messi). Pisão, ele beliscou o braço, muito sujo. Aí na última bola do primeiro tempo, quando eu não queria bater nele, o Daniel (Alves) deu um passe por cima para Messi, e só ouvi Simeone: ‘Dale!’ (risos)”, lembrou Filipe Luís em entrevista ao Charla Podcast, em 2023.
