O português Luís Castro foi apresentado como treinador do Grêmio nesta segunda-feira (22). Em sua primeira entrevista coletiva como técnico do Tricolor Gaúcho, o profissional explicou por que optou por trabalhar no time. O profissional, que teve seu último emprego em Al Wasl dos Emirados Árabes Unidos, assinou contrato até o final de 2027.
“A forma determinada como a abordagem foi tomada [chamou atenção no Grêmio] a forma consistente e clara do que me aguardaria. Fomos atrás da história do clube. Como é a cidade, o estádio, o elenco? Essa clareza do que o clube tem foi passada para mim”, disse.
“Acho que dá para fazer bem. Senti confiança no presidente, no Luiz Felipe Scolari e na Dutra. Odorico Roman teve palavras que me deixaram muito confiante, e por isso estou aqui hoje. Determinado, com valores que me acompanham, respeito, coragem e comprometimento”, completou.
A passagem pelo Grêmio será a segunda do português no futebol brasileiro. Entre 2022 e 2023, Castro treinou o Botafogo. Deixou o clube em junho daquele ano, no meio da temporada, para comandar o Al Nassr da Arábia Saudita, que tem Cristiano Ronaldo como principal jogador.
Luís Castro foi questionado esta segunda-feira sobre a saída do Glorioso e não hesitou.
“Eu já sabia que iam perguntar isso, por que fui, por que saí. Em cada janela do mercado, o clube estava sempre ativo. Criou-se organização. O que me fez sair foi me permitir trabalhar com um dos jogadores que são referências mundiais. Lembrei-me de trabalhar 14 horas por dia na quarta divisão de Portugal. Saí de casa às 8h e cheguei às 22h. Tinha três empregos. Lembrei-me que havia chegado a hora, depois de já ter jogado na Liga dos Campeões, de jogar contra o City de Guardiola, o chegou a hora de podermos juntar-nos a uma referência mundial, que é o Cristiano, e a outras, como o Mané, o Laporte”, afirmou.
“Eu me permiti. Como sou dono do meu destino, e como sou livre para determinar meu destino, como nunca estive na Justiça por descumprir qualquer linha contratual, como sempre fiz as coisas de forma limpa, como interagi com o povo botafoguense de forma limpa e amigável, eu fui. Foi isso”, finalizou.
