2.8 C
Nova Iorque
quinta-feira, janeiro 15, 2026
quinta-feira, janeiro 15, 2026

Buy now

Filipe Luís encanta a Europa com o Flamengo, mas obstáculo ainda o impede de treinar no continente

Com seu quarto título no primeiro ano como treinador Filipe Luís recebeu elogios em jornais europeus depois da vitória de flamengo sobre o Palmeiras que garantiu o troféu CONMEBOL Libertadores. Trocar o Brasil pelo Velho Continente, porém, ainda não está no horizonte do treinador.

De acordo com o ESPN há um obstáculo importante para que o ex-jogador alcance seu objetivo de comandar uma seleção europeia, em meio a discussões de renovação com o Flamengo: Filipe Luís ainda não tem a experiência necessária para ter uma licença válida da UEFA para trabalhar.

Filipe Luís está concluindo a Licença PRO da CBF Academy, depois de já ter obtido os níveis A e B. Esta licença mais alta é reconhecida desde 2022 pela UEFA. Ou seja, um profissional que tenha autorização da entidade brasileira poderá receber documento equivalente para trabalhar na Europa.

Acontece, porém, que o acordo entre confederações estabelece critérios específicos para isso, e é aí que a condição de Filipe Luís ainda não é suficiente para receber autorização da UEFA.

De acordo com o “Acordo Operacional de Reconhecimento Mútuo de Qualificações e Competências de Treinadores”, assinado entre Conmebol e Uefa, um treinador com Licença PRO da CBF precisa de três anos de experiência como treinador em time ou seleção de primeira divisão e também ter oferta formal de emprego de time ou seleção de primeira ou segunda divisão.

Outra alternativa seria Filipe Luís fazer o curso necessário para a Licença UEFA PRO na Europa, algo que o afastaria do Flamengo e tiraria um tempo da carreira, possibilidade que ele também não vê com bons olhos. É um contexto que reforça a tendência de sequência de trabalho no clube carioca.

Veja também:  Flamengo x Cruz Azul: cinco coisas que você precisa saber sobre os rivais cariocas no Intercontinental

O atual técnico rubro-negro iniciou sua jornada pela equipe principal no final de 2024 e completa apenas o primeiro ano de mandato, após ter iniciado a carreira nas categorias de base.

Apesar da limitação, Filipe Luís foi recentemente abordado por um clube europeu, o Fenerbahçe de Turquia. Em setembro, o treinador explicou o motivo da recusa.

“Quando outros clubes interessados ​​ligam, fico feliz, vejo que há reconhecimento no trabalho. Mas este não é o momento. Eu sei meu objetivo, o que quero para minha carreira. E não era a hora. Tenho um compromisso com estes jogadores, com este clube, e quero honrar isso”, disse.

Apesar de Filipe não ter os requisitos para a Licença UEFA PRO, requisito para trabalhar na Europa, um dos seus adjuntos, Ivan Palanco, teve esta formação, que lhe permitiria, por exemplo, comandar oficialmente uma equipa, acompanhado pelo seu antigo lateral – o adjunto é o braço direito de Filipe Luís e participa ativamente nos treinos orientados pelo seu companheiro.

Em meio a esse cenário, Filipe Luís discute renovação de contrato com o Flamengo após quatro da Libertadores. Ele tem contrato até o final de 2025. O assunto é discutido diretamente com o presidente rubro-negro, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, que falou sobre o andamento do assunto no último sábado (29).

“Ele tem que ficar, tem que ficar. Agora, tirando a brincadeira, esse tipo de relacionamento sempre tem dois lados. Tenho uma alma construtivista de longo prazo, não sou um ‘curto prazo’, acredito no trabalho sério, constante, consistente, dia após dia também, mas outras pessoas têm que pensar da mesma forma. Você deve ter muitos amigos, casais, que às vezes se separam, por quê? É que em algum momento eles olham para frente e não veem um destino idêntico para os dois lados”, Bap respondeu a ESPN.

“Espero muito que o Filipe veja que o futuro dele, que vai ser brilhante, seja por muito tempo no Flamengo, não será por falta de vontade que o Filipe não fique no Flamengo. Aliás, essa conversa que tenho com ele há muito tempo é que a gente simplesmente não conversa, falo pouco na mídia, eu, talvez por ter vindo da mídia, prefiro trabalhar mais nos bastidores do que na frente das câmeras. dar, tudo o que passamos, se o Filipe quiser continuar, claro que continuará, se por algum motivo não quiser continuar, o Flamengo é maior que eu, maior que o Zico, maior que todos que estiveram aqui, mas acho mesmo que isso terá um final muito feliz, acredito nisso, tenho confiança nisso”, garantiu o presidente.

Veja também:  Flamengo vai até os pênaltis, mas perde para o PSG e amarga vice-campeonato da Copa Intercontinental

“É como um desfile de escola de samba, não é só uma coisa, são vários aspectos que têm que ser ajustados, tenho muita confiança que vamos tirar nota 10 em tudo”, comparou.

Próximos jogos do Flamengo:

  • Ceará(C) – 12/03. 21h30 (horário de Brasília) – Brasileirão
  • Mirassol (F) – 12/07, 16h (horário de Brasília) – Brasileirão

Posts Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimos Posts

Noticia Flash
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.