O Estudiantes é o campeão argentino! A equipe de La Plata venceu o Racing por 5 a 4 nos pênaltis, após empate em 1 a 1, em final única realizada na noite de sábado (13), no Estádio Único Madre de Ciudades, em Santiago del Estero.
Herói da decisão, o goleiro Muslera cobrou o último chute, desperdiçado por Franco Pardo, e deu não só o título do Torneio Clausura ao time do técnico Eduardo Domínguez, mas também uma vaga na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores 2026.
Este foi o terceiro campeão argentino do ano. Em junho, o Platense venceu o Apertura ao vencer o Huracán na final.
O Rosário Central também conquistou o campeonato em um título polêmico e inédito. Isso porque a organização do campeonato anunciou o time comandado pelo atacante Ángel Di María como campeão por ter a melhor campanha geral, somando Apertura e Clausura.
O jogo
O jogo ficou empatado em 0 a 0 até os 36 minutos do segundo tempo, quando Adrian “Maravilla” Martínez abriu o placar para o Estudiantes com um golaço.
Mas nos acréscimos, Guido Carrillo deixou tudo igual e levou a partida para a prorrogação.
Com a continuação do empate, a decisão foi para os pênaltis. Edwuin Cetre perdeu para o time de La Plata, mas depois Gastón Martireña e Franco Pardo foram desperdiçados pelo time de Avellaneda, coroando o título do Estudiantes.
Todos os argentinos classificados para a Libertadores 2026
A próxima edição da Libertadores terá sete clubes argentinos, sendo dois estreantes: Boca Juniors, Lanús, Argentino Júniors, Rosario Central e Estudiantes estão no torneio, enquanto Platense e Independiente Rivadavia disputarão pela primeira vez a competição.
A grande surpresa é a ausência do River Plate, que ficará fora da competição pela primeira vez desde 2014 e disputará o Campeonato Sul-Americano.
