A luta contra o rebaixamento ganha mais um capítulo nesta quarta-feira (3), com a penúltima rodada do Brasileirão. E, dependendo do que acontecer em campo, poderá até ser o capítulo decisivo.
Este é o caso do Fortaleza que recebe o Corinthians ameaçado. Se o tricolor perder e for prejudicado por uma combinação de resultados, o “Laion” fará companhia ao Juventude e Sport que chega para as rodadas finais rebaixado para Brasileirão Série B.
Com 45 pontos, Vasco, Red Bull Bragantino e Atlético-MG têm chances remotas de serem rebaixados, mas podem chegar à última rodada sob ameaça. É importante lembrar que Cariocas e Mineiros duelarão na última partida.
O Noticia.flash traz o que pode acontecer com cada time que briga mais diretamente contra o rebaixamento na penúltima rodada do Brasileirão:
Ceará
Na 14ª colocação, com 43 pontos, o Ceará tem uma missão ingrata nesta quarta-feira (3): enfrentar o flamengo no Maracanã. O clube rubro-negro precisa de uma vitória para comemorar o título brasileiro diante de sua torcida.
Se surpreender e vencer no Maracanã, o Ceará escapará matematicamente do rebaixamento se dois de seus quatro adversários diretos tropeçarem: Fortaleza, Internacional, Santos e Vitória.
Por outro lado, o Vozão pode chegar à última rodada dentro da zona de rebaixamento em caso de derrota para o Flamengo. Isso aconteceria caso Vitória, Inter e Santos vencessem suas partidas.
Vitória
A sequência de cinco jogos sem perder colocou o Vitória na 15ª colocação, com 42 pontos. Nesta quarta-feira (3), o Leão visita o Red Bull Bragantino em Bragança Paulista.
Caso vença, o Vitória pode eliminar qualquer risco de rebaixamento. Para isso, o time comandado por Jair Ventura teria que torcer para que dois dos três adversários diretos tropeçassem: Fortaleza não pode vencer, enquanto Inter e Santos teriam que perder.
O pior cenário para o Vitória é chegar à última jornada dentro da zona de rebaixamento. Isso acontece se perder ou empatar e dois dos três times da parte inferior da tabela – Santos, Internacional e Fortaleza – vencerem.
Santos
À beira da zona de rebaixamento, na 16ª colocação, com 41 pontos, o Santos não pode escapar matematicamente da queda, mas pode chegar à última rodada em situação bem mais tranquila que a atual.
Uma vitória sobre o já rebaixado Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, faz o Santos chegar à última rodada dependendo apenas de si para permanecer na elite nacional.
Por outro lado, em caso de empate ou derrota no Sul, o time de Neymar corre o risco de ser ultrapassado por Internacional e Fortaleza, chegando à última rodada na 18ª colocação.
Internacional
A derrota por 5 a 1 para o Vasco causou prejuízo e fez com que o Internacional trocasse a comissão técnica. O argentino Ramón Díaz deu lugar, de forma surpreendente, a Abel Braga, que estreia na quarta-feira (3), contra o São Paulo, na Vila Belmiro.
Na 17ª colocação, com 41 pontos, o Colorado tem a chance de chegar à última rodada fora da zona de rebaixamento mesmo com um empate, desde que Santos e Vitória percam, e o Fortaleza não vença o Corinthians. Em caso de vitória, o Inter sai do Z-4 caso Vitória, Santos ou Ceará tropeçam.
O Internacional, porém, pode chegar à última rodada praticamente rebaixado caso perca para o São Paulo e o adversário vença as partidas. Depois, o Colorado não alcançaria mais o Ceará e o Vitória, ficando apenas igualando a pontuação do Santos.
Fortaleza
Invicto há sete jogos, o Fortaleza está na 18ª colocação, com 40 pontos, e recebe o Corinthians, na Arena Castelão. Existe a possibilidade do adversário colocar em campo uma equipe mista pensando nas semifinais da Copa do Brasil.
O Fortaleza sai da zona de rebaixamento se vencer o Timão e dois de seus quatro adversários diretos tropeçarem: Internacional, Santos e Vitória não poderiam vencer, enquanto o Ceará teria que perder.
Existe, porém, a possibilidade do Leão ser rebaixado em caso de derrota. Então precisariam acontecer três dos quatro resultados seguintes: Internacional, Santos e Vitória vencendo, e Ceará não perdendo.
