O Sábado (6) abriu de vez a disputa pela liderança da Premier League. Horas depois, o Arsenal perde para o Aston Villa em Birmingham, o Manchester City aproveitou a oportunidade e ganhou do Sunderland no Etihad Stadium e entrou na briga pelo título após 15 rodadas.
Contra o primeiro adversário de Pep Guardiola, em 2016, o city abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com gols dos zagueiros Rúben Dias e Gvardiol, e fechou o placar na etapa final, com cabeceamento de Foden após cruzamento magistral de Cherki.
A terceira vitória consecutiva, agora por 3 a 0, coloca o City com 31 pontos, na segunda colocação do Campeonato Inglês, apenas dois pontos abaixo do Arsenal. Logo atrás aparece o Vila Astonembalado, com 30.
O foco agora muda para o Champions League, em que a equipe de Guardiola visita o Real Madrid na quarta-feira (10), às 17h (horário de Brasília), para tentar se aproximar de uma vaga na próxima fase.
O jogo
Com apenas uma alteração em relação à vitória sobre o Leeds (a introdução de Cherki no lugar de Reijnders), o City teve imensa dificuldade em criar uma ameaça à defesa do Sunderland, cuja organização e bloqueio à entrada da área impediram qualquer tentativa de infiltração da equipa de Guardiola.
Se era impossível entrar, que tal correr o risco de longe? Rúben Dias não só pensou isto, como o executou na perfeição. O zagueiro chutou de fora da área e acertou no canto esquerdo de Roefs para tirar o placar.
Mais leve, o time da casa aproveitou para ampliar quatro minutos depois. Foden cobrou escanteio na cabeça de Gvardiol, que testou com firmeza e deu tranquilidade aos Blues do Manchester.
A volta do intervalo trouxe preocupação. Pressionado pela queda de rendimento nos segundos tempos contra Leeds e Fulham, o City sofreu sustos. Num deles, Donnarumma desviou na trave de Rúben Dias e fez grande defesa no um contra um. Pouco depois, o italiano teve a sorte de ver Xhaka parar no poste esquerdo.
A tranquilidade definitiva veio na melhor jogada da noite. Cherki, que já havia dado uma assistência que Haaland desperdiçou, acertou um cruzamento maravilhoso na cabeça de Foden, que mandou para a rede e fechou o placar para os donos da casa.
Classificação da Premier League:
- Manchester City: 2º lugar, com 31 pontos
- Sunderland: 7º lugar, com 23 pontos
Próximos jogos do Manchester City:
- Real Madrid (F) – 10/12, 17h – Liga dos Campeões
- Cristal Palacy (F) – 14/12, 11h – Premier League
- Brentford (C) – 17/12, 16h30 – Taça da Liga Inglesa
Próximos jogos do Sunderland:
- Newcastle (C) – 14/12, 11h – Premier League
- Brighton (F) – 20/12, 12h – Premier League
- Leeds United (C) – 28/12, 11h – Premier League
