Volta ao trabalho nesta segunda-feira (1º de dezembro) após terminar em vice-campeonato no CONMEBOL Libertadores o Palmeiras não deve fazer grandes mudanças em sua estrutura futebolística para o próximo ano.
Como previsto por ESPN Nas últimas semanas e confirmado pelo próprio Abel Ferreira, o treinador seguirá no comando da equipe para 2026 e tem sido peça fundamental no planejamento. Além dele, outro nome que não deve sair do Palmeiras é Anderson Barros.
O ESPN constatou que o diretor de futebol continua tendo o apoio do presidente Leila Pereira e continuará na função na próxima temporada. Até agora, a ideia da presidente é contar com a dupla até o final do mandato, que termina em dezembro de 2027.
A reportagem apurou que o Palmeiras entende que o clube está seguindo o “caminho certo” e não pensa em mudanças profundas para um futuro próximo.
Este tem tudo para ser o primeiro ano desde 2019 em que o Palmeiras encerrará uma temporada sem títulos. Apesar de ainda ter chances de ser campeão brasileiro, o Alviverde precisa vencer os dois últimos compromissos e torcer para que o líder Flamengo tropece Ceará e Mirassol.
Curiosamente, naquele ano, após terminar a temporada sem títulos, o Verdão passou por uma profunda transformação na sua filosofia futebolística e também na gestão do time dentro do clube.
Dirigido na época pelo presidente Maurício Galiotte Palmeiras demitiu o então diretor de futebol Alexandre Mattos que seria substituído por Anderson Barros, e o técnico Mano Menezes retirado para a chegada de Vanderley Luxemburgo que teria a missão de comandar uma equipe formada em sua maioria por talentos das categorias de base no ano seguinte.
As mudanças funcionaram, o Palmeiras foi campeão paulista em 2020, mas, após maus resultados, Luxemburgo foi demitido e deu lugar a Abel Ferreira. Nos últimos cinco anos, o português acumulou dez conquistas. Porém, o último deles foi o Campeonato Paulista de 2024.
Desde então, a equipe acumula derrotas e, em 2025, pode sofrer um total de três vice-campeonatos após perder o Campeonato Estadual para o Corinthians a Libertadores para o Flamengo e estar prestes a ver o rival carioca conquistar o Brasileirão.
Próximos jogos do Palmeiras:
- Atlético-MG (F) – 12/03, 21h30 (horário de Brasília) – Brasileirão
- Ceará (F) – 12/07, 16h (horário de Brasília) – Brasileirão
