Neste domingo (4), no Etihad Stadium, com Transmissão ao vivo do Disney+ a partir das 14h30 (horário de Brasília), Manchester City e Chelsea entraram no campo para Premier League. Além da disputa por pontos, a partida destaca a situação de dois brasileiros que sonham com uma vaga na Copa do mundo de 2026.
Do lado do City é o Savinho, enquanto Estêvão é o representante dos Blues. Faltando seis meses para a Copa do Mundo, cada um tem um status diferente no planejamento de Carlo Ancelotti.
O primeiro a desembarcar na Inglaterra foi Savinho. Revelado pelo Atlético-MG o atacante foi negociado com o Troyes da França, que pertence ao Grupo City rapidamente decolou na Europa.
Depois de ser emprestado ao PSV da Holanda, Savinho foi mais uma vez transferido, desta vez para Girona e foi o destaque do clube espanhol, que se classificou de forma inédita para a Liga dos Campeões na temporada 2024/25.
O bom desempenho levou a uma transferência definitiva para o City e também a uma oportunidade com Dorival Júnior na Seleção Brasileira com o atacante em destaque.
Porém, o tempo mudou completamente a perspectiva de Savinho. Na atual temporada, o brasileiro foi apenas titular no 10 do 23 jogos que disputou pelo City e marcou dois gols e duas assistências, perdendo espaço com Pep Guardiola apesar dos recentes elogios do técnico espanhol pelo desempenho no clube.
Um minuto muito inferior ao 48 jogos (36 como titular), com três gols e 11 assistências, que teve em sua primeira temporada na Inglaterra.
As chances na seleção foram junto com Dorival, acionado Março de 2025. Desde a chegada de Carlos Ancelotti, Savinho não foi mais convocado, o que pode comprometer uma possível ida à Copa do Mundo.
Estêvão, por sua vez, vive um momento diferente. O brasileiro chegou à Europa logo após o Mundial de Clubes para o Palmeiras e ingressou no Chelsea assim que completou 18 anos.
Convocado por Dorival no final de 2024, a joia não foi lembrada pelo treinador no ano seguinte, mas com Ancelotti assumindo a função o panorama mudou e Estêvão se tornou peça-chave do italiano.
Em seu clube, o atacante vem recebendo oportunidades, inclusive na Liga dos Campeões, e já caiu nas graças da torcida do clube londrino.
Em 23 jogos (11 como titular), Estêvão marcou cinco gols – um deles na Liga dos Campeões – e também uma assistência. Hoje, o número 41 dos Blues está à frente de Savinho na briga por uma vaga na lista final da Copa do Mundo deste ano.
