2.8 C
Nova Iorque
quinta-feira, janeiro 15, 2026
quinta-feira, janeiro 15, 2026

Buy now

O que Inter, Vitória, Santos, Fortaleza, Ceará e Atlético-MG precisam para evitar o rebaixamento no Brasileirão

Flamengo campeão em disputa direta com o Palmeiras, sete garantidos na próxima CONMEBOL Libertadores. Se a parte superior do Brasileirão está praticamente resolvido, as atenções para a última rodada estarão voltadas para a luta contra o rebaixamento.

Seis equipes lutam para escapar das duas vagas restantes no Z-4: Atlético-MG, Santos, Ceará, Fortaleza, Vitória e Internacional. Todos jogam no domingo (7) e fazem contas para não fazer companhia ao Juventude e Sport, os únicos que caíram antecipadamente.

Mas o que cada equipe precisa fazer para permanecer na elite nacional em 2026? E qual é a combinação que acaba com qualquer chance de permanência? O Notícia.Flash mostra as contas abaixo:

Internacional

Time em pior situação entre os que não são rebaixados, com 41 pontos e na 18ª colocação, o Inter fecha a campanha contra o Red Bull Bragantino no domingo, no Beira-Rio. Derrota ou empate derrubarão a equipe de Abel Braga, que precisa vencer para manter viva a chance de permanecer na elite.

O problema do Colorado é que não basta vencer: é preciso torcer por pelo menos dois tropeços entre Vitória, Fortaleza e Ceará. O Santos também pode ser alcançado pelo Inter, mas a diferença no saldo de gols (atualmente -8 a -15) torna a missão muito improvável.

Vitória

A equipe baiana abre a zona de rebaixamento, na 17ª posição da tabela, com 42 pontos. No domingo, recebe o São Paulo no Barradão, em Salvador, e precisa da vitória para continuar com chances de escapar do rebaixamento.

Veja também:  O que Memphis disse na primeira entrevista em português após a vitória do Corinthians sobre o Cruzeiro pela Copa do Brasil

Mas só isso não será suficiente. Além de vencer diante da torcida, os baianos vão secar o Santos, Ceará e Fortaleza, pois um deles precisa tropeçar para o Vitória ultrapassá-los na última rodada.

Fortaleza

O Laion é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 43 pontos. É também quem vive o melhor momento, com quatro vitórias consecutivas, que o tiraram do Z-4 num momento crucial da temporada.

Contra o Botafogo, no Rio, o time de Martín Palermo se salvou com uma vitória simples. Se empatar, precisa torcer para que dois entre Vitória, Inter e Ceará também tropeçem. Uma derrota para o Fortaleza também exige que dois concorrentes deixem pontos pelo caminho (o Colorado precisaria perder, enquanto o Vitória pode no máximo empatar e não superar o saldo de gols).

Ceará

Com a mesma pontuação do rival Fortaleza, mas com melhor saldo de gols (-4 a -13), o Ceará fecha a campanha de 2025 contra o Palmeiras, no Castelão, provavelmente cheio em busca do último suspiro de felicidade.

Uma vitória simples, como a dos demais concorrentes, garante a permanência na elite. Um empate deixa a situação nos trilhos, mas ainda será preciso torcer para que no máximo um entre Fortaleza, Vitória e Inter o supere em pontos. Se for derrotado, o Vozão vai secar para que dois acabem com pontuação menor que a sua.

Veja também:  Tite relembra uma semana muito difícil após a crise de ansiedade que o fez recusar o Corinthians

Santos

As duas vitórias consecutivas fizeram o Santos respirar e subir para a 14ª colocação, com 42 pontos, abrindo dois pontos à frente do Vitória e três à frente do Internacional, que está dentro da zona de rebaixamento.

No domingo (7), o Peixe recebe o Cruzeiro, na Vila Belmiro, e o adversário deve preservar seus principais jogadores pensando nas semifinais da Copa do Brasil.

Se vencer, o Santos escapa do rebaixamento. Em caso de empate, o Internacional não poderá mais alcançá-lo e então teria que torcer para que Ceará, Fortaleza ou Vitória não vencessem – o time baiano ainda precisaria ter 10 gols de diferença em caso de vitória.

Em caso de derrota, o Santos terá que torcer para que dois dos quatro adversários tropecem: o Ceará precisaria perder, enquanto Fortaleza, Vitória e Internacional teriam que vencer.

Atlético-MG

Na 13ª colocação, com 45 pontos, o Galo recebe o Vasco, na Arena MRV. O adversário só encontra a mesa na rodada final.

O Atlético-MG escapa da queda com vitória ou empate. Caso perca, o Galo terá que torcer por um tropeço de um dos quatro adversários: Santos, Ceará, Fortaleza ou Vitória. Mesmo vencendo, o time baiano precisa compensar uma diferença de 12 gols no saldo.

Posts Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimos Posts

Noticia Flash
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.