Com as mudanças promovidas pela CBF no calendário nacional, a partir de 2026 terá o Brasileirão disputado a partir de janeiro e paralelamente às competições estaduais, o que pouco afeta o Palmeiras sobre o uso de categorias de base.
O clube não pretende abrir mão de seus principais jogadores do sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A ideia é que, para o principal torneio juvenil do país, o elenco seja formado majoritariamente por atletas da categoria, com acréscimo de nomes do sub-17.
Pelo plano, os meninos que começaram a treinar no time principal ficarão sob os cuidados da comissão técnica de Abel Ferreira, que, em qualquer eventualidade, poderá solicitar que alguém da equipe da Copinha suba para completar a lista de relacionados do profissional.
O calendário do Palmeiras para 2026 promete estar lotado. O Campeonato Paulista começa no dia 11, com duelo contra a Portuguesa no Canindé, enquanto o Brasileirão está previsto para começar no dia 28 de janeiro, apenas três dias após a final da Copinha.
A tendência é que, pelo menos no início da temporada, alguns jovens sejam aproveitados pela comissão técnica portuguesa como forma de facilitar a preparação de atletas mais experientes.
Do time do Palmeiras que terminou o Campeonato Brasileiro, oito vêm da base: o zagueiro Benedetti, o lateral-direito Kauan, os meio-campistas Larson e Luís Pacheco, os meias Riquelme Filipi e Eric Belé, além dos atacantes Luighi e Alan.
O Palmeiras busca o terceiro título da Copa São Paulo. As duas conquistas anteriores aconteceram nas edições de 2022 e 2023.
